Argo-Hytos: Limpeza de óleo e monitoramento do desgaste através da moderna tecnologia de medição de partículas

opcom argo-hytos

Nos sistemas hidráulicos, o óleo é considerado um elemento de suma importância pois lida com diversas tarefas. O fluido hidráulico transmite energia, lubrifica, transfere calor e transporta sujeira aos filtros. Embora existam muitas causas de falha nos sistemas hidráulicos, a falta de limpeza do óleo é geralmente o fator principal além da fadiga mecânica ou sobrecarga de componentes individuais.

Muitas vezes, as partículas no fluido são a causa do desgaste excessivo e do dano do componente. As partículas indesejáveis ​​podem entrar em um sistema de fora, como através de ventiladores ou vedações desgastada e até via haste de cilindro riscada; ou são gerados pelo desgaste interno.

As consequências da contaminação de partículas são o aumento do desgaste, taxas de falha de componentes maiores, menor desempenho do sistema e vida-útil mais curta. O óleo sujo, portanto, leva a altos custos de propriedade – e é por isso que os filtros de alta qualidade devem ser usados ​​para manter os sistemas hidráulicos limpos.

Grafico Condição do óleo

Este gráfico mostra um exemplo de medição de concentração de partículas durante a limpeza de uma máquina de moldagem por injeção com uma unidade móvel de filtro off-line.

Para reduzir ainda mais os custos operacionais, no entanto, há maior interesse entre fabricantes de máquinas e usuários para detectar o desgaste dos componentes no início, para que possam evitar danos ou avarias.

Por exemplo, os fabricantes podem monitorar o uso e o serviço adequados de seus equipamentos medindo regularmente o número e a composição das partículas no óleo e, assim, reduzem os custos da garantia. E a partir das informações obtidas, os OEMs podem identificar oportunidades de otimização para melhorar seus produtos.

Além disso, a tecnologia de medição de partículas é uma ferramenta de desenvolvimento comprovada para avaliar o desgaste em bombas, engrenagens, rolamentos e outras peças críticas. Aqui, os engenheiros tendem a medir e rastrear a pureza do fluido e qualquer desgaste do próprio componente. Outro ponto é que a medida das partículas é cada vez mais utilizada para ajudar a controlar os processos de limpeza.

Aqui, os padrões de qualidade devem garantir que os sistemas de filtragem satisfaçam os requisitos de pureza especificados. Sistemas de limpeza de óleo atendem a essa demanda integrando a tecnologia de medição de partículas em suas instalações, deixando-as documentar todos os processos de limpeza.

Opções de Medição de Partículas

Ao considerar qual método é mais adequado para o monitoramento, a relação custo-benefício deve ser primordial. Assim verifica-se não só o custo para se analisar uma única amostra de óleo, mas também o risco de falha e os custos resultantes de danos ou tempo de inatividade da máquina e/ou processo de fabricação.

Felizmente, os fabricantes de sistemas de controle de contaminação, como a ARGO-HYTOS, oferecem muitos sensores e instrumentos diferentes para a medição de partículas que permitem um monitoramento efetivo e barato na maioria das aplicações.

Os sensores de partículas automáticos geralmente oferecem a melhor relação preço-desempenho, permitindo medir on-line o tamanho e o número de partículas em tempo real. Os procedimentos manuais alternativos, como microscopia ou gravimetria, são complexos, propensos a erros e ineficientes.

As vantagens da medição on-line em relação à análise laboratorial convencional não se limitam apenas uma manipulação mais simples e custos mais baixos, mas especialmente a medidas desobstruídas. Os dados medidos não refletem um instantâneo arbitrário, mas detectam mudanças contínuas do estado do fluido. Assim, uma manutenção preditiva dependente do estado atual torna-se possível.

Os usuários experientes sabem que a precisão é determinada em grande parte pelo cuidado da amostragem e da análise. Particularmente em relação à concentração de partículas, amostragem e análise inadequadas podem distorcer significativamente os resultados da medição. Os instrumentos automáticos de medição de partículas garantem uma repetibilidade e comparabilidade ótimas em vários testes.

Veja aqui alguns dos produtos disponíveis da ARGO-HYTOS que são fundamentais para a moderna tecnologia de medição de partículas:

Medição Óptica de Particulas

Como padrão para a medição de partículas on-line, o método óptico baseado no princípio de bloqueio de luz de acordo com o ISO 11500 predomina porque é barato e bastante confiável.

Aqui, as partículas a serem contadas são medidas opticamente em um capilar. Se não houver partículas na célula de medição, a luz brilha sem impedimento em um fotodiodo. No entanto, uma partícula que passa a célula de medição bloqueia o feixe de luz, gerando uma sombra no fotodiodo oposto. O tamanho da sombra é proporcional ao tamanho da partícula e, portanto, pode ser usado para caracterizar o contaminante.

Posteriormente, o número medido de partículas está relacionado ao volume de medição e relatado em termos de concentração. Os resultados podem ser representados de acordo com padrões diferentes, que o usuário pode selecionar no instrumento de medição. Além do padrão comum ISO4406: 1999, os dispositivos ARGO-HYTOS também oferecem relatórios SAE AS 4059, GOST 17216 e NAS 1638.

Tela LubMon Argo-Hytos

Imagem do Software Gratuito LubMon Config da Argo-Hytos, para monitoramento de condição de óleo.

Contador de Partículas

Os contadores de partículas são particularmente adequados para uma medição extremamente precisa da contaminação do óleo no laboratório ou no campo. A unidade de última geração da ARGO-HYTOS, a OPCount, foi projetada para uso em máquinas hidráulicas. Sua célula de medida de partículas volumétricas integrada garante que cada partícula que flui através do sensor é medida com precisão.

Contador de Partículas OPCount da Argo-Hytos

Uma bomba interna permite medições online, em garrafas ou em tanques. O dispositivo pode, desse modo, ser operado intuitivamente por meio de uma tela sensível ao toque e perfis de medição convenientes. A medição de dados e informações adicionais sobre a amostra, como temperatura, viscosidade ou tipo de óleo, podem ser armazenadas ou impressas. Todos os acessórios necessários para tomar medidas armazenam-se perfeitamente dentro do dispositivo, o que simplifica o manuseio.

O contador de partículas OPCount é freqüentemente usado para monitoramento de rotina, controle de qualidade ou análise de falhas. Ele permite aos usuários criar bancos de dados a partir dos quais se pode ajudar a entender e rastrear o histórico do óleo em uma máquina. Com isso, os engenheiros podem obter informações valiosas sobre a limpeza, condição e desempenho do equipamento.

Como opção, os usuários também podem conectar um sensor de condição ARGO-HYTOS LubCos ao OPCount. Isso permite o rastreamento de parâmetros adicionais, como temperatura, umidade e qualidade do óleo.

Monitor de Particulas

Para sistemas onde a medição de partículas não deve ser apenas automática, mas durável, é necessário um dispositivo instalado permanentemente. Aqui, recomenda-se monitores de partículas compactos e robustos que possam ser facilmente integrados em um sistema hidráulico.

Monitor de Partícula OPCom

Monitor de Partículas OpCom

O equipamento fixo e móvel pode enfrentar condições de operação exigentes. Isso pode incluir altas pressões e temperaturas, sujeira, umidade e vibrações. Portanto, equipamentos de medição com um design robusto são essenciais para garantir o funcionamento a longo prazo. Todos os componentes, incluindo fonte de luz, detector e caixa, devem atender a requisitos rigorosos.

Como exemplo, o monitor de partículas ARGO-HYTOS OPCom – com uma classe de proteção IP67 e imunidade de choque e ruído correspondente – é adequado para aplicações exigentes. Uma aplicação comprovada para a medição de partículas on-line é monitorar a limpeza do óleo em aplicações industriais pesadas, tais como prensas ou máquinas de moldagem por injeção.

Medição Indutiva de Particulas

Detectores indutivos de partículas de metal são utilizados para a detecção seletiva de partículas de desgaste ferromagnético. Especificamente projetado para engrenagens e uma alternativa econômica para detectores convencionais de partículas de metal, o sensor de desgaste OPCom FerroS trabalha com o princípio de um plug magnético e acumula partículas ferromagnéticas usando um íman permanente.

Uma bobina na cabeça do sensor detecta as partículas acumuladas e gera um sinal de medição proporcional à quantidade acumulada. Para medição contínua, o sensor pode ser limpo automaticamente.

OPCom FerroS

Sensor de desgaste OpCom FerroS

O uso deste princípio de medição comprovado permite a integração fácil do sensor diretamente no sistema. Em contraste com sensores comparáveis, ele funciona mesmo quando nenhum fluxo é gerado.

OPCom FerroS

Caixa de engrenagens com OPCom FerroS e partículas acumuladas

A Bahri é distribuidora autorizada da Argo-Hytos

Todas essas soluções para monitoramento de óleo e muito mais estão disponíveis para compra imediata em nossa loja online. Com estes produtos de alta tecnologia, você garante que seus fluídos hidráulicos estejam limpos e preparados para manter a operação contínua de suas máquinas industriais, evitando maiores dores de cabeça com custos elevados de manutenção e paradas de máquina constantes.

Se você deseja adquirir algum produto de monitoramento de condição de óleo hidráulico, entre em contato com nossa equipe técnica de vendas através deste link para entender ainda mais como nossos produtos 

Artigos relacionados

©2024 Bahri Inteligência Industrial. Todos os Direitos Reservados