Ferramentas para Diagnóstico de Componentes Hidráulicos

capa 1

Existem cinco ferramentas essenciais que a equipe de manutenção deve ter em mãos para resolver problemas em sistemas hidráulicos. A maioria destas ferramentas é bastante conhecida, porém muitas vezes não é usada, e ter essas ferramentas reduzirá o tempo que uma máquina fica parada, e também o dinheiro gasto em componentes que são alterados sem primeiro verificar se eles realmente falharam.

Estas ferramentas hidráulicas essenciais são:

  • Kit de teste de pressão portátil;
  • Medidores de vazão;
  • Câmeras de Infravermelho;
  • Detector de Corrente e Voltagem;
  • Maleta de Testes de Válvula Proporcional e Servoválvula;
  • Testador Hidráulico.

Kit de teste de pressão portátil:

O manômetro é uma das ferramentas hidráulicas mais importante a ter em mãos quando solucionar problemas hidráulicos.

Os medidores que estão permanentemente instalados em um equipamento, ao longo do tempo, podem ficar danificados ou sujos, não sendo mais visíveis e/ou confiáveis. Ter um kit de teste de pressão portátil garante que os medidores estejam sempre funcionando corretamente. Os tomadores de pressão, tipo minimess, são comuns na maioria dos equipamentos modernos e os medidores de pressão portáteis são projetados para se conectar nestes pontos. Recomeda-se a instalação destes tomadores de pressão em vários pontos da máquina para facilitar a inspecção periódica com o manômetro.

Medidores de Vazão:

A ferramenta mais comum não utilizada ao solucionar problemas hidráulicos é o medidor de fluxo. Os medidores de vazão podem ser instalados em linhas de pressão, linhas de retorno e linhas de dreno. A maneira mais eficaz de verificar a condição de uma bomba variável é instalar um medidor de fluxo na linha de drenagem da carcaça. À medida que a bomba se desgasta, o dreno aumentará e o medidor de fluxo indicará quantos litros por minuto (LPM) retornam para o tanque.

Uma maneira de verificar a condição de uma bomba de deslocamento fixo é instalar um medidor de fluxo na linha de tanque da válvula de alívio de pressão. Verificando o fluxo da bomba através da válvula de alívio em baixa pressão e depois em alta pressão pode ser uma ótima indicação de como a bomba está gasta. Os medidores de vazão podem ser instalados diretamente a jusante de uma bomba e nas linhas de retorno das válvulas direcionais.

Um exemplo de um intensificador de pressão hidráulica com relação de 4:1 é aquele em que o fluido hidráulico entra no intensificador a uma pressão de 100 bar e sai a uma pressão de 400 bar. Isso significa que o intensificador é capaz de multiplicar a pressão hidráulica do fluido por um fator de quatro.

Câmeras de Infravermelho:

O calor é um dos maiores problemas em um sistema hidráulico. A tarefa mais difícil é encontrar de onde é gerado calor. A temperatura de operação normal para a maioria dos sistemas hidráulicos é entre 40-50 graus C. A câmera de infravermelho é a ferramenta mais eficaz para usar ao tentar localizar onde o calor está sendo gerado. Esta câmera tem muitas aplicações no campo hidráulico e deve ser usada em diagnósticos de problemas hidráulicos.

Detector de Corrente e Voltagem:

Uma ferramenta hidráulica que deve ser utilizada pelo técnico de manutenção é o detector de voltagem. Este aparelho verifica de uma maneira rápida e fácil se um solenoide está sendo energizado. Muitas válvulas param de funcionar pelo simples fato de não receberem o sinal para atuarem.

A medição de corrente do motor elétrico também é importante é um dado importante para que a equipe de manutenção esteja atenta.

Maleta de Testes de Válvula Proporcional e Servo-válvula:

O checador de servovalvulas e válvulas proporcionais da MOOG é a melhor ferramenta para verificar o funcionamento adequado de sua servoválvula ou válvula proporcional, antes de retirá-la do sistema. Estas válvulas específicas são muito suscetíveis à contaminação e muitas vezes são removidas do sistema sem primeiro garantir que a válvula esteja efetivamente com algum problema específico.

Faz mais mal do que bem remover ou substituir uma válvula proporcional do sistema.  O uso deste checador de válvula dará uma melhor indicação de se o problema é elétrico, mecânico ou hidráulico.

A caixa de teste se conecta diretamente à válvula específica e a fonte de alimentação elétrica principal se conecta à caixa de teste. A(s) válvula(s) podem ser acionadas manualmente pela caixa para verificar se há problema mecânico ou hidráulico. A caixa possui uma exibição da energia que vem do PLC para ajudar a identificar se o problema é elétrico.

Testador Hidráulico

O Testador Hidráulico é capaz de monitorar, parametrizar e registrar os dados dos seus equipamentos de forma simples. Desenvolvido para ser utilizado em todas as áreas, com destaque para mineração, siderurgia, papel e celulose, óleo e gás, energia, e automotiva, o HMG 4000 consiste num equipamento portátil de alta performance para a medição e aquisição de dados.

O produto diferencia-se pela sua alta flexibilidade, avaliando valores como pressão, temperatura, vazão e posição linear. Pode ser utilizado em serviços, manutenção ou plataformas de teste, comissionamento e programação de novos equipamentos em campo.

A Bahri oferece uma gama completa de soluções para diagnóstico de componentes hidráulicos, com pronta entrega. Solicite agora sua ferramenta de diagnóstico e conte com nossa equipe especializada para resolver seus desafios. Entre em contato através deste link!

Artigos relacionados

©2024 Bahri Inteligência Industrial. Todos os Direitos Reservados